Brasília (DF) – O deputado federal Adrian (PMDB-RJ) e a bancada fluminense acompanham o trabalho da Defesa Civil na busca de desaparecidos e na investigação sobre as causas do desabamento de três edifícios no centro do Rio de Janeiro na última quarta-feira (25). A Policia Civil do estado abriu inquérito para apurar as responsabilidades pelo desabamento, no qual caíram um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de 5 pavimentos.
Os parlamentares avaliam que além da perícia sobre a causa da queda desses prédios, devem ser avaliadas também as condições estruturais de outras edificações da cidade.
O deputado Adrian disse que por se tratarem de construções antigas, deveria existir uma maior atenção às adaptações feitas ao projeto original de cada obra. “É preciso haver uma fiscalização mais rigorosa para esses casos, um acompanhamento mais minucioso sobre essas estruturas”, avaliou.
Sobre as investigações das causas da tragédia, o deputado afirmou que é preciso transparência em todo o processo. “É muito importante que sejam esclarecidas as causas do desabamento desses três prédios”, disse.
Já o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) também considera importante uma vistoria nos prédios mais antigos, que podem não ter recebido as atualizações estruturais necessárias em função de obras mais recentes, como a construção do metrô.