Rio de Janeiro (RJ) - Em entrevista esta semana ao programa de rádio Voz do Brasil, o deputado federal Adrian (PMDB-RJ) falou sobre um dos assuntos mais polêmicos de 2011.
Adrian chamou a atenção para o fato de que os royalties são uma compensação pelo custo que a extração de petróleo traz para os municípios. Ele afirmou que não é contrário a que todos os estados tenham mais recursos, mas defende que isso seja feito de forma a não prejudicar o pacto federativo.
"A produção de petróleo tem um custo, o custo para as cidades que estão ali recebendo diariamente pessoas, estão recebendo o tráfego de caminhões pesados, ou seja, aumento na educação, aumento na saúde. E quando distribuir esses royalties retirando dos municípios produtores e levando para outros municípios que não têm nenhum ônus de produção de petróleo, quem é que vai pagar a conta dessa produção?", disse.
A exploração do pré-sal, explicou Adrian, pode trazer acidentes como o ocorrido na Bacia de Campos, só que com mais frequência e com uma proporção maior. Por isso, o deputado defende que os estados produtores precisarão dos recursos dos royalties para se protegerem desses acidentes.
BR 101
Ainda durante a entrevista, Adrian defendeu a duplicação completa do trecho da BR-101 entre os municípios de Rio Bonito e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O deputado informa que duas etapas já foram iniciadas, mas ainda não há garantia de que toda a obra será concluída. Adrian reclama principalmente da burocracia, que segundo ele dif...iculta a duplicação da rodovia. "E agora nós estamos tentando viabilizar o segundo trecho e o terceiro trecho, sendo que o terceiro trecho há mais complicações por passar no meio da reserva União. Nós tivemos uma audiência pública onde eu pedi que fosse liberada o mais rápido possível. Que não poderíamos mais termos mortes e mortes na BR 101 por conta de burocracia", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário