Foi criado na Comissão de Minas e Energia (CE), nesta quarta-feira (26), um grupo de trabalho para estudar a questão do licenciamento ambiental na indústria do petróleo, no pós-sal e no pré-sal, e da indústria de mineração, assim como o acompanhamento das iniciativas do Poder Executivo Federal referente a estas matérias.
O coordenador do Grupo de Trabalho, deputado Adrian (PMDB-RJ) ressaltou a importância da criação desse grupo tendo em vista os novos rumos das discussões de toda a indústria geradora de petróleo e minério do país. “O petróleo é a principal fonte de energia utilizada pela sociedade. A exploração deste recurso gera impactos ao meio ambiente e exige um processo de licenciamento ambiental, que determina medidas para minimizar esses impactos. Por isso precisamos ter um grupo de trabalho para acompanhar de perto as licenças ambientais do pré-sal”, disse.
No Brasil, os principais problemas decorrentes da indústria da mineração são poluição da água, poluição do ar, poluição do solo e poluição sonora. “Não podemos esquecer também que além das questões ambientais, a indústria da mineração gera conflitos de uso do solo, depreciação de imóveis circunvizinhos e transtornos ao trafego urbano. Esses problemas geram conflitos com a população, pois o empreendedor geralmente não se informa sobre as expectativas, os anseios e preocupações da comunidade que vive nas proximidades da empresa de mineração. Daí a importância dessa Casa acompanhar os processos da indústria da mineração, pois é no momento da licença ambiental que se faz a consulta a comunidade para ouvir seus anseios”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário