Brasília (DF) - Deputados que integram as comissões de Desenvolvimento Urbano e Minas e Energia visitarão nesta sexta-feira (15) as usinas nucleares Angra 1 e 2, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
“Precisamos conhecer essas instalações, ver o funcionamento e detectar possíveis vulnerabilidades na segurança para antecipar ações que possa acontecer”, disse o deputado Adrian, membro da comissão de Minas e Energia.
Além de conhecer as instalações nucleares, o grupo de deputados terá o papel de propor medidas que venham a ser necessárias para garantir a segurança da população residente nas áreas próximas aos reatores.
A instabilidade das encostas da Rodovia Rio-Santos (BR-101), no trecho que passa pelo município de Angra dos Reis, é uma das maiores preocupações da população. “Não há outra rota para evacuar a população que não seja pela BR 101, que vive sendo interrompida pelos desmoronamentos. Então esse é um ponto sensível”, disse.
Para ele, outro tema importante é a respeito da destinação do lixo nuclear. “Precisamos saber para onde vai todo esse lixo”.
A visita será iniciada ás 9h.
Licença Ambiental
Licença Ambiental
Em audiência pública hoje (12) na Câmara dos Deputados, o chefe do Departamento de Direito Público da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Márcio Cammarosano, sustenta que, como os projetos das centrais nucleares brasileiras são anteriores à Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98), não houve estudos de impacto ambiental.
O deputado Adrian irá cobrar que sejam renovadas as licenças ambientais como maior rigor, tendo em vista que a cada ano as mudanças climáticas e os eventos trágicos se repetem com grande freqüência. “Precisamos dar muito mais atenção ao Meio Ambiente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário