14 de maio de 2013

Deputado Adrian e políticos da região irão a ANTT em prol da BR 101



 
Macaé (RJ) - Nesta terça (dia 14), o deputado federal Adrian (PMDB-RJ) juntamente com representantes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o senador Lindenberg Farias, vereadores e prefeitos de cidades circunvizinhas a BR 101 visitarão a presidência da Agência Nacional de Transporte e Transito (ANTT) para cobrarem a aceleração nos processos de licença prévia ambiental bem como na aprovação do projeto da duplicação e junto a presidência do Ibama para agilização do procedimento da liberação da documentação ambiental do terceiro trecho a ser duplicado. Essa deliberação foi tomada durante audiência publica nesta sexta (dia 10) na Camara de Vereadores de Macaé. A audiência foi montada pelo Movimento Parlamentar pela Duplicação Imediata da BR-101 e contou com a presença de políticos de representação da região. Durante o encontro, o deputado federal Adrian sugeriu que todos os políticos e população do Estado se mobilizem para que haja uma mudança da legislação vigente do país, que gera morosidade nos tramites em prol da vida humana.
 
Detalhou o parlamentar federal que além dessa reunião com o presidente do INTT, ele esteve no gabinete do Ibama em Brasília está semana e recebeu a garantia que se a Autopista Fluminense entregar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) ainda nesse primeiro semestre, conforme garantiu o superintendente da empresa Alberto Gallo, o Ibama num prazo de 75 dias libera a licença prévia e mais 75 dias para fornecer a licença de instalação.
 
A atividade da audiência pública foi presidida pela deputada estadual Clarice Garotinho, que encabeça a comissão de assuntos municipais, na Alerj. Além do deputado federal Adrian e do senador Lindenberg compareceram ao encontro os deputados estaduais Roberto Henriques, Gilberto Palmares e André Ceciliano, os prefeitos de Carapebus, de Casimiro de Abreu e o vice de Macaé, bem como presidentes das Câmaras de Vereadores de Macaé, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e São João da Barra, acompanhados pelos alguns colegas da Casa.
 
Definiu-se nessa reunião que, os políticos que estão participando dessas audiências sobre a duplicação ocuparão função permanente no grupo para que o processo não sofra estagnação e apenas poucos defensores permaneçam frente à luta.
 
Retorno das obras
 
O superintendente da Autopista, Alberto Gallo em sua explanação detalhou que as obras de duplicação nas proximidades de Campos foram retomadas com o final do período de chuva. Que as próximas ações será a instalação de pontes e passarelas em algumas localidades bem como obra na Avenida do Contorno, assim como corto para Campos. Representantes de Casimiro de Abreu solicitaram a construção de seis viadutos para atender os moradores da cidade e a questão será debatido na Autopista bem como no INTT.
 
Foram cinco anos de atraso para a liberação ambiental dessa duplicação. A BR 101 apresenta uma movimentação diária de quase 16 mil veículos. A Autopista irá investir R$ 500 milhões nessas obras de melhoria da rodovia, num prazo de cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário