Macaé (RJ) - O deputado federal Adrian (PMDB-RJ) participou nesta terça-feira
de um evento inédito que reuniu centenas de guardas municipais de diferentes
regiões do estado do Rio de Janeiro em Macaé. O Iº Seminário Regional de Segurança Pública e
Guardas Municipais foi realizado por iniciativa dos guardas concursados de
Macaé.
No evento foram discutidos temas como: os projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e que ampliam as competências das guardas e o uso de armas e cães nas estratégias de segurança. O evento aconteceu na Cidade Universitária, com o apoio da Prefeitura.
Segundo o coordenador do evento, o guarda Adilson Neves Pereira, o Seminário teve por objetivo aproximar a categoria, levando informações importantes discutidas anteriormente em um encontro em Brasília. Além disso, o encontro fomentou a troca de conhecimentos entre as diferentes corporações participantes, ressaltando o importante papel desempenhado pela Guarda Municipal.
O deputado federal Adrian discursou no evento e falou sobre sua luta pela classe na Câmara dos Deputados. “Há dois anos eu tenho lutado pelo projeto de lei 1332/03, que regulamenta a atuação dos Guardas Municipais dentro dos municípios. Entendo que eles podem e devem participar da segurança pública, ajudando, como temos visto dentro da cidade de Macaé. É isso que visa esse projeto de lei, que tramita na Câmara há 10 anos. A minha luta é para que ele possa se tornar uma realidade para essa classe”, disse Adrian.
Adrian disse ainda que a realidade atual das guardas municipais é bem distante da atribuição legal da corporação, que é zela pelo patrimônio público. “O cidadão cobra da Guarda a atuação como polícia comum. É por isso que precisamos regulamentar isso, garantindo constitucionalidade ao trabalho das guardas municipais”, afirmou.
Participaram do Seminário mais de 60 instituições. Para os idealizadores do evento, não se pode pensar em segurança pública sem a Guarda Municipal. “A guarda municipal atua no policiamento comunitário, nos aproximamos do cidadão. Somos hoje a terceira força de segurança mais aceita pela sociedade. A população mostra que confia na guarda, isso é relevante e precisa ser reconhecido sob forma de lei”, ressaltou o coordenador Adilson Pereira.
Estavam presentes guardas municipais de municípios vizinhos como Carabepus, Conceição de Macabu e Quissamã. Também participaram do Seminário representantes das guardas municipais de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro, da região metropolitana do estado; São João de Meriti, Mesquita e Duque de Caxias, da baixada fluminense; e Barra Mansa, da região Sul Fluminense.





Nenhum comentário:
Postar um comentário