Brasília (DF) - O deputado Adrian (PMDB-RJ) apresentou nesta quinta-feira (17) um requerimento solicitando informações ao Presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, a respeito da situação dos funcionários das empresas terceirizadas. “Nos últimos dias a imprensa nacional divulgou reportagens sobre acidentes com trabalhadores terceirizados. O presidente do sindicato dos trabalhadores offshore do Brasil, Amaro Luis, pediu meus esforços para intermediar um encontro com o presidente da Petrobras para discutir o assunto”.
Segundo o Deputado a indústria da terceirização de mão de obra vem crescendo de forma acelerada. “Com o pré-sal deverá crescer ainda mais a terceirização de mão de obra no segmento de petróleo e gás. Também é sabido que a indústria do Petróleo é de alta periculosidade. São os próprios trabalhadores que, muitas vezes, por falta de qualificação e acidentes de trabalho são descartados do sistema, em muitos casos, sem garantia dos direitos e sem perspectivas de um novo emprego”.
Reportagem do jornal O Globo, do dia 20 de fevereiro deste ano, traz relatos e denúncias enviadas ao Sindicato dos Petroleiros e ao Ministério Público do Trabalho. “Na reportagem os trabalhadores detalham como a maior estatal brasileira vem tratando dessas questões. Os terceirizados merecem ter o mesmo tratamento dos efetivos”.
Ainda segundo a reportagem, pelo acordo, a estatal deve comunicar ao Sindicato qualquer acidente em suas instalações. “O que acontece no dia a dia é a ocultação desses acidentes, que só são descobertos muito tempo depois de ocorridos ou por meio de denúncia do próprio acidentado ao sindicato ou à Justiça”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário