O deputado Adrian (PMDB-RJ), participou nesta quarta-feira (30), em Brasília, do Seminário “Nacional de Projetos Municipais com Recursos Federais”. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Municipal e Gestão Pública e tem como objetivo debater a aprovação de projetos municipais com técnicos dos ministérios.
Segundo Adrian, é importante que cada município conheça os trâmites dos projetos desde sua solicitação, no sentido de otimizar todo o trabalho de prospecção e acompanhamento junto ao Governo Federal. “Nesse seminário foram apreciadas as estratégias para redução da pobreza nos municípios, foi discutido também a exigência para aprovação de projetos do PAC, além da apresentação de casos de sucesso de projetos municipais”, aponta.
O evento contou com a participação de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro (Macaé, Parati, Petrópolis, Volta Redonda, Cachoeira de Macabu e Cabo Frio) e foi destinado aos prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos e servidores de todas as prefeituras do país, bem como técnicos
A palestrante do município de Macaé, Zuleica Menezes, responsável pela elaboração de projetos que auxiliam o município na captação de recursos federais e estaduais, alertou para a dificuldade que os municípios enfrentam com a falta de equipes técnicas especializadas em convênios entre as duas esferas do poder. “Precisamos de mais pessoas qualificadas para trabalhar com o sistema de convênios (SICONV) e com Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAF). Macaé se orgulha de ter 100% dos seus convênios digitalizados”, disse.
Na oportunidade, a infra-estrutura do município de Macaé foi muito elogiada por todos os presentes, onde foi apresentados dados do bom uso dos royalties recebidos pelo município, aplicados diretamente na educação, obras de infra-estrutura e saúde.
Ela ressaltou também que Macaé teve um crescimento populacional de 4 vezes a mais em relação a 30 anos atrás, por conta do boom do petróleo que trouxe muito crescimento e desenvolvimento para o município e toda região que recebe a logística do petróleo, que apesar dos grandes bônus sofre ainda com os impactos sócio ambientais. “O município de Macaé foi o que mais cresceu e que obteve êxito na captação de recursos federais no ano de 2009/2010”, lembrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário