Brasília (DF) – Durante reunião realizada nesta quinta-feira (5) na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o deputado Adrian (PMDB-RJ) solicitou apoio da Agência para duplicação da BR 101 e da construção de dois viadutos, sendo o primeiro na principal entrada que liga a BR 101 ao município de Macaé e o segundo no quilometro 170 que fica próxima a termoelétrica.
Os dois trevos são, talvez, os pontos mais críticos da BR 101 no eixo Rio/Campos, onde segundo estatísticas no ano de 2010 ocorreram vários acidentes culminando com aproximadamente 13 mil acidentados e 200 óbitos, configurando assim a fama de Rodovia da Morte. “Nosso foco principal é reduzir os acidente nesses trechos que são muito movimentados, pois entendemos que a privatização foi realizada para que a estrada oferecesse mais segurança para seus usuários”, definiu.
“Solicitei hoje a ANTT o apoio para a duplicação da BR 101 e dos 2 viadutos, porque lá ocorrem acidentes graves diariamente”, completa.
O deputado Adrian questionou junto ao representante da empresa, o superintendente da AutoPista Fluminense, Alberto Gallo, a pouca estrutura para socorro de acidentados no trecho Rio Bonito/Macaé com um número insuficiente de ambulâncias. Ele lembrou também a dificuldade que os usuários encontram em se comunicar com o “0800” da empresa concessionária em vários pontos da BR, sendo que o trecho que liga os municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu é o mais crítico.
Na oportunidade o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, apresentou fotografias que constatam várias ambulâncias da AutoPista ao mesmo tempo na entrada do Hospital Municipal de Macaé (HPM), o que caracteriza a grande demanda de acidentados na região.
No encontro foi discutido ainda a questão da liberação das licenças ambientais da concessionária para a efetiva realização da obra, tendo em vista que um dos trechos da BR a ser licenciado está exatamente entre duas reservas ecológicas, a reserva de Poço das Antas e a reserva biológica União.
Os entes envolvidos nos processos de licenciamento, além da concessionária são os órgãos: IBAMA, o Instituto Chico Mendes e o Ministério do Meio Ambiente. “Ficou caracterizada a vontade política dos participantes da reunião em lutar conjuntamente para acelerar o processo fatídico de duplicação da BR 101”, disse Adrian.
Na reunião estiveram presentes: o superintendente da Auto Pista Fluminense, Alberto Gallo, o senador Lindberg Farias, o prefeito de Macaé e presidente da OMPETRO, Riverton Mussi, o deputado federal Aluízio Júnior, os vereadores de Macaé, Danilo Funke e Igor Sardinha e a vereadora Fátima Pacheco, do município de Quissamã/RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário