Rio de Janeiro (RJ) – A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a apresentar propostas de medidas preventivas diante de catástrofes climáticas realizou reunião no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (20), na Assembléia Legislativa. “O objetivo foi a troca de informações e experiências com a CPI da Alerj que investiga os responsáveis pela tragédia das chuvas na região Serrana do estado”, disse o deputado Adrian (PMDB-RJ), que integra a comissão.
Ainda no Rio, os deputados também conheceram os sistemas de alerta de chuvas e risco de deslizamentos de encostas do Instituto de Geotécnica do Rio (Fundação GeoRio) e participaram de um encontro com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, na Universidade Federal Fluminense.
Um dia antes, na quinta-feira (19), os deputados visitaram o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). “Conhecemos a Central de Controle Operacional (CCO) onde existem equipes técnicas monitorando e alertando o Estado sobre os riscos ambientais, como enchentes, incêndios florestais, poluição do ar, das águas, além de organizar respostas a esses desastres naturais”, disse Adrian.
No sábado (21), os deputados visitaram as áreas atingidas pelo desastre nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Em janeiro, fortes chuvas provocaram deslizamentos e enchentes nessas cidades, causando morte de mais de 900 pessoas, e deixando milhares de desabrigados.
“Segundo informações da Secretária de Saúde e Defesa Civil do Rio, 428 pessoas morreram em Nova Friburgo, 382 em Teresópolis e 71 em Petrópolis. Esse é o motivo de nossa visita, a comissão também está verificando o trabalho de reconstrução das áreas atingidas por enchentes e deslizamentos, e sua recuperação econômica. Ainda existem muitas famílias tentando voltar à normalidade e que continuam em áreas de risco – muitas ainda sem energia elétrica e água potável”, disse Adrian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário