15 de fevereiro de 2012

Deputado Adrian articula nome do novo embaixador do Brasil em Trípoli



Brasília (DF) – O deputado federal Adrian (PMDB-RJ) indicou o nome do assessor especial de Defesa da Secretaria-Geral do Itamaraty, Afonso Carbonar, para assumir a Embaixada brasileira na cidade de Trípoli, capital da Líbia. O nome dele já foi aprovado pelo governo líbio. Faltam a confirmação do Planalto e a sabatina no Senado.

A arguição de candidatos a chefe de missão diplomática de caráter permanente - também chamada de sabatina - é de competência do Senado Federal, segundo a Constituição. Após ser sabatinado, o nome do embaixador deve ser aprovado em Plenário.
Em reunião na noite de ontem (14), com o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), o deputado Adrian conseguiu apoio de alguns senadores para que o nome de Afonso seja aprovado na sabatina do Senado, o que ainda não tem data marcada para acontecer.
Relações comerciais
O deputado Adrian é o interlocutor da relação diplomática entre o Brasil e a Líbia e está preocupado, principalmente, com as relações comerciais, uma vez que há outros países com a balança comercial mais alta que a brasileira.
Em breve, o deputado estará liderando uma viagem oficial para estreitar laços com o país. “Precisamos estreitar as relações dos dois países que ficou arranhada depois da queda do governo líbio. Essa relação significa aumento das exportações brasileiras, trazendo mais divisas para o nosso país. Isso é fundamental”, disse.
Grupo Parlamentar Brasil-Líbia
O deputado, inclusive, convocará esta semana os deputados interessados na formação do Grupo Parlamentar Brasil-Líbia para a reinstalação do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário