22 de setembro de 2011

Adrian discute com diretores e técnicos do Ministério de Minas e Energia e IBP ações de prevenção de vazamento de petróleo nas plataformas


Brasília (DF) – Preocupado com a possibilidade de vazamentos de petróleo situados na Bacia de Campos, o deputado federal Adrian (PMDB-RJ) se reuniu nesta quinta-feira (22) com os diretores e técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME) e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).
Durante a reunião, eles discutiram sobre as ações preventivas para evitar danos ambientais causadas por vazamento de petróleo no litoral brasileiro.
Segundo o diretor do IBP, Carlos Henrique “após o acidente ocorrido no Golfo do México em 2010, as empresas junto com a Petrobras aumentaram significativamente suas preocupações com a possibilidade de um acidente parecido ocorrer no litoral brasileiro”. Ele frisou também que no litoral brasileiro nunca ocorreu um acidente de tal gravidade.
Já o deputado Adrian demonstrou preocupação na resposta por parte das empresas aos danos causados por esses vazamentos, uma vez que geralmente, o ônus recai sobre o Poder Público.
Adrian solicitou ainda ao IBP e aos representantes do MME que se crie um grupo de trabalho com a participação da Câmara dos Deputados e da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para tratar sobre a possibilidade de regulamentação das obrigações e responsabilidades das empresas petrolíferas. “Minha preocupação é que quando ocorrem os danos, a população precisa de resposta imediata e o que acontece na prática é que as empresas são extremamente morosas na resposta. Sei também que as empresas vêm trabalhando intensamente para minimizar e diminuir esse tempo de resposta. Acredito que a união da sociedade, do Legislativo e das empresas serão importantes para a diminuição da judicialização dos acidentes com vazamento de petróleo e gás”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário