São Paulo (SP) - O presidente da Subcomissão de Resíduos Sólidos, deputado federal Adrian (PMDB-RJ) participou nesta quarta-feira (9) do Fórum Brasileiro de Gestão de Resíduos Sólidos, em São Paulo.
Durante o encontro, o deputado apresentou primeiro uma breve análise do histórico da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), depois falou da regulamentação da PNRS, das perspectivas, das principais disposições da nova política, os desafios para sua implantação e ainda como os agentes podem se posicionar frente às indefinições.
Um dos pontos mais debatidos no Fórum foi à questão da logística reversa. O deputado disse ainda que a logística reversa foi um dos principais avanços da PNRS, pois ela está relacionada também com a responsabilidade compartilhada pelos ciclos de vidas dos produtos.
“Com a nova legislação todos nós somos responsáveis pela destinação final ambientalmente adequada do nosso lixo. Por exemplo, nós como consumidores temos a obrigação de fazer a separação do lixo dentro de nossas casas, separando o seco do molhado. Já o Poder Público por sua vez terá a obrigação de implantar a coleta seletiva com a inclusão dos catadores. Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes deverão disponibilizar uma estrutura para que o consumidor possa levar o seu lixo seco”, disse Adrian.
A logística reversa deverá ser implementada por meio de acordos setoriais, termo de compromisso ou pela regulamentação do Poder Público. “O acordo setorial é uma grande mesa de negociação onde todos os setores (fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, Poder Público e consumidores) estarão reunidos para estabelecer as responsabilidades de cada um nesse processo de retorno dos resíduos para cadeia produtiva".
Nenhum comentário:
Postar um comentário