16 de novembro de 2011

Para Adrian, acidente é alerta e reforça a necessidade dos royalties para os estados produtores


Brasília (DF) – O vazamento de óleo em uma plataforma da multinacional Chevron na Bacia de Campos, litoral fluminense, comprovou previsão do deputado Adrian (PMDB-RJ) sobre acidentes nos estados produtores com danos irreversíveis que não alcançam outras regiões. “Esse acidente deveria servir como alerta para o governo”.

Desde o inicio do mandato, o deputado Adrian vem acedendo o alerta das autoridades para compensação financeira pela exploração do petróleo.

Para o deputado Adrian o vazamento mostra o alto risco ambiental que tal atividade representa. “Se esse vazamento tivesse sido maior, o óleo teria chegado ao litoral do estado do Rio podendo atingir vários municipios. Nesse caso, a prefeitura e o governo arcariam com os prejuízos? Será que o povo do Rio Grande do Sul, de Rondônia, Acre pagaria parte desta conta? O brasileiro precisa conhecer a verdade. O lucro do petróleo é do Brasil, mas os royalties é como se fossem os direitos autorais de quem produz. Acho que os estados produtores merecem um pouco mais pelos compromissos e riscos a que estão expostos”, explicou.

O deputado disse ainda que vai apresentar um requerimento na Comissão de Minas e Energia pedindo a presença dos diretores da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da Chevron para explicar o vazamento e apresentar as informações que a imprensa não publicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário