Brasília (DF) - O presidente da Subcomissão de Resíduos Sólidos, deputado federal Adrian (PMDB-RJ), afirmou nesta quarta-feira (30) que o sucesso da gestão do grande volume de resíduos sólidos produzidos no País vai depender muito do nível de envolvimento e de informação da sociedade. “Para que possamos cumprir o que diz a legislação, precisamos antes de tudo informar a sociedade”, disse Adrian, durante o segundo dia de debates da 12ª Conferência das Cidades, ocorrido na Câmara dos Deputados.
O representante do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, também destacou a importância do envolvimento da população. “Sem a participação do cidadão, o grande passo não será dado”, disse. Segundo ele, com a campanha “Separe seu lixo, acerte na lata”, o governo deu início à primeira de uma série de campanhas focadas na conscientização do cidadão.
O secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, afirmou que o foco inicial do Ministério das Cidades é eliminar os lixões. Segundo ele, o ministério planeja investir R$ 1,5 bilhão em soluções regionalizadas de gestão do lixo urbano para evitar a proliferação dos lixões, sobretudo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A Conferência Nacional das Cidades é promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara anualmente e neste ano trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário