Brasília (DF) – “O Brasil não tem, atualmente, um plano eficaz de contenção de vazamento de petróleo em alto-mar, como o que aconteceu há alguns dias no Campo de Frade, na Bacia de Campos, explorado pela empresa norte-americana Chevron”, disse o deputado federal Adrian (PMDB-RJ).
Para o deputado, um vazamento desta magnitude causa desequilíbrio no ecosistema trazendo graves prejuízos a industria pesqueira e a vida marinha. O fundamental, segundo ele, é que o país esteja preparado para lidar com esse tipo de problema. “Nós temos que ter eficiência técnica para podermos enfrentar essas situações, tanto do ponto de vista do acompanhamento da dispersão dessas manchas de óleo na superfície como também na fiscalização, pois, como pode uma empresa como a Chevron cometer um erro tão grave quanto este”.
A preocupação do deputado, no entanto, é com as consequências provenientes das mentiras de uma empresa multinacional que “acha que está no quintal dela para fazer o que bem entende”.
Adrian lembra ainda que vivemos um momento critico no Congresso Nacional discutindo as questões dos royalties para os estados não-produtores. “Espero que esta lição sirva de exemplo para aqueles que dizem que os direitos são iguais nessa questão. Será que eles querem dividir esse ônus?”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário