Rio de Janeiro (RJ) – O deputado federal Adrian (PMDB-RJ) participou esta semana de um encontro com o superintendente federal da Pesca e Aquicultura Luciano de Oliveira Vidal e representantes do setor pesqueiro da cidade de Macaé, no Rio de Janeiro.
Durante a reunião, a Associação dos Pescadores de Macaé pediu ao deputado ajuda para criar um entreposto que dará mais condições de descarregar seus produtos.
Segundo os pescadores, o porto de Macaé, que fica no mercado municipal, também é utilizado para transporte marítimo, atrapalhando assim o movimento dos pescadores da cidade.
De acordo com o deputado, “15 mil famílias se beneficiam do pescado em Macaé”.
O subsecretário Pesca de Macaé, José Carlos Bento da Silva, pediu ao deputado Adrian, em forma de documento, 80 rastreadores para equipar as embarcações e facilitar o deslocamento bem como a localização das embarcações em mar aberto. “No documento também foi pedido à legalização via Governo Federal para a liberação junto ao Nupem [Núcleo de Pesquisas Ecológicas e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé] para que os pescadores artesanais possam fisgar e transportar a sardinha (isca viva) mesmo na época de defeso que hoje só é liberada aos pescadores industriais”, disse.
Estudos mostram que a pesca artesanal da sardinha mesmo em época fechada não afeta sua multiplicação e ajuda a ter uma melhor qualidade do pescado que chega ao nosso porto. “Já estamos regularizando a questão da isca viva para as embarcações”, afirmou o presidente da Associação dos Pescadores de Macaé, Sérgio Pinto Junior.
No final da reunião, o presidente da Associação disse que o encontro com o deputado Adrian foi de extrema importância. “Essa reunião abre portas para o desenvolvimento da pesca na região”.
O deputado Adrian disse que vai pleitear recursos para os pescadores. “Vou lutar pelos pescadores para que o desenvolvimento da pesca no município atinja níveis nunca antes alcançados”, afirmou.
Membros da Associação de Pesca de Macaé já estão acertando uma data para uma reunião em Brasília junto ao deputado Adrian para por em prática e legalização dos assuntos abordados na reunião.
Arraial do Cabo
No inicio do mês, Adrian participou de um encontro com representantes do setor pesqueiro de Arraial do Cabo.
Estavam presentes na reunião: Raimundo Nonato, Raí, presidente da Associação de Pescadores de Arraial do Cabo (APAC); Claudio Elir, Melão, representante da Associação de Barqueiros de Boca Aberta de Arraial do Cabo; Devanido Sena, representante da Associação dos Coletores e Criadores de Mariscos de Arraial do Cabo (ACRIMAC); Eraldo Teixeira, presidente da Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC); Nicilene, presidente da colônia Z-5; Alvaro Braga, gerente da reserva; Fernando César, Disó, representante da União das Entidades de Pesca e Aquicultura do Estado do Rio de Janeiro (UEPA-Arraial do Cabo) e aproximadamente 40 pescadores da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário