9 de junho de 2011

Adrian defende a participação dos municípios na gestão de resíduos sólidos


Brasília (DF) - O deputado federal e presidente da Subcomissão Especial que acompanha a regulamentação da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos da Câmara Adrian (PMDB-RJ), participou nesta quinta-feira (9), do XI Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos no Brasil promovido pelo Interlegis, no Senado Federal.
 
O deputado acredita que o maior desafio da implementação da lei começa pela logística reversa. “Devido à complexidade da elaboração da logística reversa que envolverá vários segmentos, acredito que esse será o grande desafio enfrentado pelo Comitê Interministerial”, disse.
O processo da logística reversa responsabiliza o setor público, o setor empresarial e a própria sociedade na efetivação da logística. “Esse é um processo no qual os produtores de um eletroeletrônico, por exemplo, têm que prever toda a reciclagem daquele produto, como será feito o retorno e a destinação ambiental adequada, especialmente de alguns itens que retornem para o ciclo produtivo”, lembrou o parlamentar.
Outro fator importante é a educação ambiental. “Estamos, na verdade, falando da uma mudança de comportamento de toda a sociedade, pois, todo cidadão deverá cuidar do seu lixo”, disse Adrian.
Já o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Manoel Junior (PMDB- PB), defendeu o fortalecimento dos municípios como forma de garantir a efetiva implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) em todo o País. Segundo ele, existe uma grande preocupação por parte das prefeituras quanto à própria capacidade de atender às metas definidas para gestão desses resíduos.
“Nossa preocupação é exatamente encontrar uma forma de ajudar, principalmente as prefeituras, que em sua grande maioria são pobres, a buscar recursos e a desenvolver a infraestrutura necessária para tornar possível atender as metas definidas para o setor”, disse Manoel Junior.
O deputado aproveitou o evento para incentivar a participação da sociedade nos seminários regionais (em São Paulo, Brasília, Belém e João Pessoa) preparatórios para a Conferência das Cidades, que será realizada nos dias 25 e 26 de outubro pela comissão para discutir a gestão de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário