9 de agosto de 2011

Adrian: Aeroporto de Macaé pode se chamar Benedito Lacerda

Brasília (DF) – O projeto de lei nº 1901/2011 de autoria do deputado federal Adrian (PMDB-RJ) dá o nome de Benedito Lacerda, ao aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro.

“Benedito Lacerda, flautista, regente e compositor brasileiro, autor de inúmeras canções populares conhecidas em todo o país.
Ainda muito jovem, aos 8 anos de idade, começou a aprender flauta apenas de ouvido, demonstrando seu natural pendor musical durante toda sua vida, o que o fez ser conhecido como um grande  e admirado compositor popular.
Aos 17 anos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde passou a residir no Bairro do Estácio, famoso por abrigar sambistas e batuqueiros, onde cresceu ao lado de Noel Rosa, Ismael Silva e muitos outros. Estudou no Instituto Nacional de Música, diplomando-se em flauta e composição.
Em 1922, ingressou na polícia Militar, não abandonando suas atividades musicais. Durante esse período, Benedito Lacerda participou da banda do batalhão e foi aprovado em primeiro lugar para flautista de primeira classe ao tocar toda a parte de flauta da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes.
Na década de 1940, Benedito Lacerda tocou nos cassinos  na época em que ainda eram permitidos e que agregavam a música nacional, perpetuando uma série de gravações antológicas em parceria de flauta e saxofone com Pixinguinha, privilegiando o repertório de choro e empreendendo cerca de 40 gravações, além das edições de músicas e lançamento de álbuns de suas partituras.
Foi compositor de carnaval premiado, fundador da União Brasileira de Compositores, em 1942, e dirigente da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música, da qual foi eleito presidente, em 1948, e reeleito em 1951.
Benedito Lacerda faleceu no Rio de Janeiro, vítima de câncer de pulmão, antes de completar 55 anos de idade. Pela sua genialidade, pela sua natural musicalidade e pelas suas belas canções que permanecem na nossa história e em nossos corações, é mais do que justo prestar-lhe esta homenagem”, justifica o PL.

Em Macaé/RJ, já havia um requerimento de autoria do vereador Igor Sardinha (PT) fazendo a mesma proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário