3 de agosto de 2011

Ministro garante ao deputado Adrian e ao prefeito oito unidades de saúde para Macaé

Brasília (DF) - No segundo encontro deste ano entre o deputado federal macaense Adrian (PMDB-RJ), o prefeito de Macaé/RJ Riverton Mussi e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ocorrido em Brasília, o ministro garantiu aos parlamentares a construção de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, o diretor do HPM, Felipe Barreto e o vereador Carlos Emir (PPS) participaram da reunião.
“Na próxima semana, será liberada a primeira etapa das oito UBSs, o que ajuda a atender a demanda de Macaé, cidade que cresce acima da média nacional e registra o maior desenvolvimento municipal do Estado”, afirmou o prefeito.
Segundo o deputado Adrian, essa foi uma grande conquista para a Saúde da cidade. “Investir em saúde é garantir um direito constitucional do cidadão e à melhoria da vida das pessoas. É uma grande conquista”, disse.
Macaé também busca o aumento do teto repassado para o município – hoje destinado à Casa de Caridade São João Batista. “O HPM é custeado exclusivamente pela prefeitura e nossa preocupação é manter a qualidade nos 15 mil atendimentos mensais do Hospital Público Municipal. Neste ano, investimos R$ 130 milhões do orçamento municipal para a manutenção do HPM, e 30% dos atendimentos são de pacientes de fora do município”, comentou Riverton.
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso explicou que a liberação da verba do PAC será destinada à construção de novas unidades que hoje funcionam em prédios alugados. “As novas edificações irão atender todas as normas da legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e darão mais conforto aos usuários e profissionais”, disse.
Eduardo acrescentou que outra conquista durante a visita ao Ministério da Saúde foi com relação a um aporte financeiro destinado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Lagomar, que será de aproximadamente R$ 200 mil. “A equipe técnica que irá integrar a unidade já foi selecionada de acordo com a classificação e o número de vagas estipulado pelo concurso público. A expectativa é que a unidade comece a funcionar em setembro”, garantiu.
De acordo com o diretor do HPM, Felipe Barreto, uma das decisões tomadas durante a reunião é busca pelo credenciamento junto ao governo federal para serviços de alta complexidade já prestados pelo HPM, como neurocirurgia, ortopedia, terapia intensiva e terapia de leitos neo-pediátricos. “Temos 22 especialidades no HPM, os serviços são de excelente qualidade, daí o número de pacientes de fora. Queremos manter o nível desse atendimento. Como o volume financeiro é cada vez maior para a manutenção do HPM, estamos buscando recursos federais para os serviços de alta complexidade que já existem no hospital”, disse.
Barreto acrescentou que Macaé se enquadra em algumas diretrizes da portaria 1600 de 7 de julho de 2011, sobre a rede de atenção de urgências, e em cima desta legislação, o município vai buscar credenciamento de serviços de alta complexidade prestados pelo hospital.

Fonte: jornal Macaé News e Assessoria do deputado Adrian

Nenhum comentário:

Postar um comentário