Brasília (DF) - Parlamentares estão debatendo propostas para que os municípios, empresas e cidadãos ampliem as medidas de reciclagem de lixo.
O assunto foi debatido em audiência pública sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ocorrida recentemente na Casa pela Comissão de Meio Ambiente.
O presidente da comissão, deputado Giovani Cherini (PDT-RS) prevê que devem ser apresentados na Câmara projetos dando incentivos fiscais para empresas que reciclam. Segundo o parlamentar, o produto reciclado não pode concorrer com um produto novo. Giovani Cherini ressalta a importância de a população aderir à reciclagem e ajudar no processo de reutilização do lixo.
"Nós precisamos encontrar uma fórmula, um jeito de reutilizar o nosso lixo, tanto orgânico, quanto o lixo seco. A primeira coisa é fazer com que a população separe o lixo. Nós temos mais de 50% dos municípios do Brasil que sequer separam o lixo. E nós temos mais de 50% dos municípios que têm lixões, e em 2014 nós não podemos mais ter lixões", disse.
O deputado Adrian (PMDB-RJ), que preside a subcomissão que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, destaca qual é o desafio do País nessa área. "É transformar o resíduo sólido: deixar de ser um problema e ser uma solução".
De acordo com o deputado Adrian, o lixo deixará de ser um problema se houver apoio às cooperativas de catadores de lixo, tranformando o resíduo sólido em renda. Também é necessário apoio aos pequenos municípios, para que façam consórcios entre as prefeituras - o que vai permitir a construção conjunta de aterros sanitários, acabando de vez com os lixões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário