3 de outubro de 2013

Deputado Adrian propõe a criação de CNPJ Verde

O Projeto de Lei nº 6.383/2013, de autoria do deputado federal Adrian (PMDB/RJ), estabelece o CNPJ Verde para as pessoas jurídicas que exercem a atividade de reciclagem de resíduos sólidos ou que promovam projetos de sustentabilidade ambiental.
“Esse projeto visa incentivar a atividade da reciclagem e sustentabilidade, criando um cartão-de-visitas que atestará, pela sua mera exibição, tratar-se de um empreendimento que auxilia na preservação do meio ambiente”, avalia o parlamentar. “Mais a frente, essas empresas podem usufruir de benefícios fiscais por promoverem a preservação do meio ambiente”, completa Adrian.
Social – A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para o equilíbrio ambiental. “Separar os resíduos conforme o seu tipo – orgânico (restos de comida, tecidos, papel higiênico etc) e inorgânico (papel, plástico, vidros etc) contribui para reduzir a poluição do solo e da água, permite a reciclagem de materiais, diminui o desperdício e os gastos com a limpeza urbana, melhora a qualidade de vida e ainda gera renda para famílias de catadores de papel”, explica o deputado.
Marketing Verde – Os recursos ambientais são finitos e, por isso, devem ser preservados. Conscientes dessa ideia, várias empresas aderem a procedimentos internos e externos no sentido de contribuir para a preservação do meio ambiente. “Cada vez mais, as empresas estão pressionadas pelos próprios consumidores com relação à mudança de postura. Ela deve, então, se adaptar ao novo consumidor que cobra ética e responsabilidade social e ambiental”, explica o deputado Adrian.
O marketing verde passa a ser um diferencial no mercado e aumenta a competitividade da empresa. “Empresas que exploram em seu marketing posturas ambientalmente corretas passam a ver sua imagem positivamente destacada e, com isso, a contabilizar ganhos de mercado”, afirma o parlamentar. “O CNPJ Verde vem auxiliar a destacar as empresas nesse sentido, promovendo sua identidade como aquela que está preocupada com a sustentabilidade ambiental do planeta”, completa.
Dados – Uma pesquisa feita pela UnB com brasileiros de várias regiões, com idade entre 18 e 22 anos, das classes A, B e C apontou que 86% dariam preferência, na hora de comprar, a empresas ou marcas que preservam o meio ambiente.
Conheça a íntegra do PL 6.383/2013 pelo link: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1137473&filename=PL+6383/2013

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