14 de fevereiro de 2012

VLT Macaé: Deputado Adrian e Prefeito Riverton se reúnem com ministro das Cidades


Brasília (DF) - O deputado federal Adrian (PMDB-RJ), o prefeito Riverton Mussi (PMDB), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e o secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jorjão Siqueira, se reuniram na terça-feira (14), com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília para buscar a liberação de recursos para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

De acordo com o prefeito, a primeira composição do VLT chega em março; a segunda em julho, e em outubro, a terceira. “Mesmo sem os recursos previstos pelo governo federal, a prefeitura deu andamento ao projeto do VLT. Fomos pedir ao Ministro os recursos para que possamos iniciar o VLT nos 23 quilômetros da linha férrea, que é nosso real objetivo”, comentou.

Riverton acrescentou que serão realizadas adequações e a construção de terminais do VLT, que vão durar dois meses. A Secretaria de Mobilidade Urbana se prepara para iniciar a fase de testes, que acontecerão sob a supervisão da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central).

Durante a reunião, o ministro das Cidades disse que irá realizar um encontro ainda nesta quarta-feira (15) com a equipe de Mobilidade Urbana do Ministério para tentar agilizar o assunto.

Já o deputado Adrian lembrou que o projeto, iniciado em 2009, busca ampliar a oferta de transporte em Macaé. “O VLT vai ser um marco para a história de nossa cidade, resolvendo o problema do transporte público de várias famílias e beneficiando toda a população. Nosso município está se preparando para o futuro”, analisou.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, afirmou que o projeto segue tendências mundiais em alternativas de mobilidade urbana. Segundo o secretário, o Veículo Leve sobre Trilhos oferece uma proposta de transporte com o aproveitamento da linha ferroviária existente que corta o município de norte a sul em cerca de 23 km.

"Este mesmo sistema ganha cada vez mais adoção no Brasil, já estando presente em outras cidades como Recife e Maceió, além de ser uma grande aposta para soluções de transporte para os Jogos Olímpicos e a Copa de 2014", comentou.

Em Macaé, a iniciativa é do governo municipal e conta com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Secretaria de Estado de Transportes e da Ferrovia Centro-Atlântica, atual concessionária do trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário