6 de setembro de 2012

Deputado Adrian solicita verba ao Ministério de Meio Ambiente para construção de aterros nos municípios do Rio de Janeiro



Brasília (DF) – O deputado federal Adrian (PMDB-RJ) se reuniu nesta quinta-feira (06) com o diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério de Meio Ambiente, Silvano Silvério para tratar de diversos assuntos na área de Resíduos Sólidos.
Durante a reunião, o deputado solicitou verba para que os consórcios intermunicipais construam aterros sanitários no Estado do Rio de Janeiro.
O diretor Silvano Silvério e o técnico do Ministério, Nelson Rebelo, informaram que o Ministério já enviou uma verba ao Governo do Estado para elaboração desses projetos.
Outro demanda discutida foi em relação à prorrogação do prazo para que as Prefeituras apresentem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos ao Ministério. O prazo se esgotou no inicio de agosto deste ano. “Mais de 90% dos municípios brasileiros correm o risco de ficar sem ajuda dos recursos federais para investir em qualquer forma de manejo de resíduos sólidos”, defendeu o parlamentar.
Segundo o diretor não será necessário prorrogamento do prazo porque os municípios só precisarão do Plano quando forem pedir verba ao Governo Federal para essa área.
Oficialmente o Ministério do Meio Ambiente reconhece que 488 municípios concluíram o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. O dado equivale ao número de administrações municipais e estaduais que tomaram os recursos disponibilizados pela pasta ambiental para financiar a elaboração e execução desse planejamento local.
O deputado Adrian solicitou ainda parceria do Ministério do Meio Ambiente com a Frente Parlamentar de Incentivo à Reciclagem, da qual é presidente, para uma campanha nacional nas redes escolares sobre a conscientização da Reciclagem. “Essa campanha será para conscientizar os alunos e professores sobre o valor do lixo, como separá-lo adequadamente para gerar renda e emprego e de que maneira podemos utilizá-lo para preservar nossos recursos naturais”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário