19 de setembro de 2012

Frente Parlamentar alerta para perda de R$ 8 bilhões anuais pela não reciclagem do lixo



Brasília (DF) – A Frente Parlamentar de Incentivo à Cadeia Produtiva de Reciclagem, presidida pelo deputado federal Adrian (PMDB-RJ) realizou nesta quarta-feira (19) reunião sobre a importância da Reciclagem.
Durante sua explanação inicial, o deputado Adrian lembrou que o País perde cerca de R$ 8 bilhões anuais pela não reciclagem do lixo. O dado é de um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) em 2010. Os cálculos, apresentados, mostram que este seria o valor recolhido pelo país caso todo o material reciclável encaminhado para aterros e lixões nas cidades brasileiras tivessem destino correto. “Hoje, apenas 3% dos resíduos sólidos urbanos e industriais são reciclados – e a coleta seletiva só chega a 14% da população brasileira”. “Precisamos mudar esse cenário”, completou.
Já o presidente da Associação Brasileira da Cadeia de Sustentabilidade Ambiental do Pet (Abrepet), Edson Freitas, disse que o Poder Público investiu bilhões para dar destinação às embalagens para os aterros sanitários enquanto as indústrias da reciclagem agonizam esperando incentivos. “Não recebemos nenhum centavo para dar destinação adequada às mesmas embalagens e promover a sustentabilidade”.
O deputado Adrian destacou ainda a importância da reciclagem. “Já tivemos um grande avanço com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas precisamos investir cada vez mais em ações que insiram o hábito da reciclagem em nossa sociedade, incentivando a coleta seletiva com a inclusão dos catadores, os incentivos financeiros e tributários para toda a cadeia da reciclagem, a adequação das próprias indústrias as normas ambientais”, disse.
Para Edson, “o reciclador tem que ser visto como agente ambiental e não como vilão, uma vez, que seu trabalho é de fundamental importância para preservação do meio ambiente poupando recursos naturais não renováveis garantindo uma melhor qualidade de vida”, disse Edson.
Cronograma - Após o evento, o deputado se reuniu com os Grupos de Trabalho da Frente Parlamentar para discutir o cronograma dos trabalhos dos próximos 6 meses.
Participaram da reunião o deputado Mendes Thame (PSDB-SP), Leopoldo Meyer (PSB-PR), Arnaldo Jardim (PPS-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Valdir Colatto (PMDB-SC), Jesus Rodrigues (PT-PI), Jorginho Mello (PSDB-SC) e o ex-deputado Jorge Khoury, além da representante da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia, Celma Alves dos Anjos, a representante do Ministério de Indústria e Desenvolvimento Econômico, Beatriz Martins Carneiro, o chefe da Assessoria parlamentar do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Gileno Gomes de Oliveira; o conselheiro da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Ricardo Hajaj; o diretor da Associação Brasileira das Indústrias Recicladoras de Papel (ABIRP), Manoel Padreca; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Eduardo Dias da Silva; o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre), Diógenes Del Bel e o analista de Políticas e Indústrias da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Claudio Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário