15 de agosto de 2013

Deputado Adrian quer incluir Carapebus como Cidade Digital

Carapebus pode ser mais um município fluminense a fazer parte do projeto Cidade Digital graças a indicação do deputado federal Adrian (PMDB-RJ) junto ao Ministério das Comunicações. Essa proposta foi apresentada pelo parlamentar durante reunião com a secretária de Inclusão Digital do ministério, Lygia Pupatto. Adrian estava acompanhado pelo secretário de Planejamento de Carapebus, que já deu entrada com processo de inclusão da cidade no projeto Cidade Digital.

O deputado Adrian lembra que o município de Carapebus se encontra na região produtora de petróleo, com intensa atividade de empresas no local. “Com o programa Cidades Digitais, a cidade vai apresentar melhores índices de desenvolvimento social e tecnológico”, avalia.

O projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, tem como objetivo a modernização da gestão municipal, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e o desenvolvimento local. Ele viabiliza a conexão entre os órgão públicos com a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico, capacitação de pessoal local e fornecimento de aplicativos nas áreas de gestão financeira, tributária, de saúde e educação.

O projeto permite à prefeitura firmar parceria para a gestão de rede com os governos estaduais, instituições de ensino, instituições de pesquisa, ONGs, empresas públicas ou privadas. Para participar do projeto, o município deve, entre outros critérios, ter até 50 mil habitantes. Através do  Cidade digital Carapebus poderá modernizar sua gestão pública interligando prefeitura as demais repartições como telecentros, escolas, secretarias, postos de saúde e demais órgãos públicos, tornando assim a cidade autônoma em internet, diminuindo gastos com provedores e demais serviços de terceiros.

O projeto internet para todos visa a inclusão digital, promoção a assistência social, aumento da arrecadação municipal, captação de incentivos fiscais e financeiros, assim como o pleno desenvolvimento da cidade nos meios tecnológico, cultural, econômico, comercial e auto-sustentável. Levando assim interconexão digital a prefeitura e demais órgãos públicos, assim como as famílias atendidas pelo município via banda larga até a rede mundial de computadores(internet), acesso a dados, imagem e Voz sobre IP(VoIP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário