5 de março de 2013

Deputado Adrian participa de reunião da Comissão de Mudanças Climáticas



Brasília (DF) - A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas vai promover, neste ano, pelo menos 13 debates em Brasília e nos estados em busca de soluções efetivas que contenham as emissões de gases do efeito estufa e previnam desastres ambientais. O plano de trabalho do colegiado para 2013 foi apresentado nesta terça-feira (5).

O deputado federal Adrian (PMDB-RJ), integrante da Comissão, disse que a primeira audiência pública deve ocorrer já na próxima terça (12), na capital federal. O evento, que contará com presença de deputados e de representantes do Executivo e de OnGs, discutirá a valorização dos ecossistemas como política para adaptação e mitigação de mudanças climáticas.

Sem data definida, Salvador ou Recife vai abrigar, por exemplo, debate sobre processos de desertificação, segurança hídrica e potencial nordestino para a geração de energia limpa, como a eólica e a solar.

Em Florianópolis, será discutido o investimento dos setores público e privado para garantir o acesso universal à energia limpa. Estão previstas ainda audiências sobre sustentabilidade ambiental do setor agrícola, possivelmente em Curitiba; biodiversidade, em Manaus; contenção de desmatamentos, em Cuiabá; e redução dos riscos de catástrofes ambientais, no Rio de Janeiro e em Brasília.

Os encontros nos estados serão feitos em parceria com as assembleias legislativas.

Linhas de atuação

A Comissão atuará em duas linhas principais ao longo do ano: o combate às emissões de gases do efeito estufa e a preservação das florestas.

Os parlamentares também querem participar mais ativamente de eventos globais sobre o tema, como a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP-19, marcada para novembro em Varsóvia, na Polônia, e a Plataforma Global de Redução de Riscos de Desastres, prevista para Genebra, na Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário