11 de maio de 2012

Deputado Adrian alerta gestores públicos para necessidade de plano de destinação de resíduos sólidos


Brasília (DF) - O deputado Adrian (PMDB-RJ) fez um alerta nesta sexta-feira (11) aos gestores municipais brasileiros sobre a necessidade de entregarem ao Ministério do Meio Ambiente, até agosto deste ano, os planos de destinação de resíduos sólidos de suas cidades.

A exigência, lembrou o parlamentar, está prevista na Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta norma legal, que distingue lixo do que é rejeito, estabelece dispositivos legais para todo tipo de resíduos, sejam domésticos; industriais; oriundos da construção civil; eletroeletrônico; lâmpadas de vapores mercuriais; agrossilvopastoris; e lixo hospitalar, dentre outros.

Adrian ressaltou que o objetivo fundamental dos planos de destinação de resíduos sólidos, é acabar com os lixões, sobretudo nas grandes cidades. Os lixões, disse o deputado, são a pior forma de destinação dos resíduos sólidos, devido ao fato de armazenarem lixo sem separação, coleta, reciclagem ou quaisquer outras medidas que contribuam para evitar a contaminação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário