16 de maio de 2012

Deputado Adrian defende projeto que cria agrovilas condominiais



Brasília (DF) – O deputado federal Adrian (PMDB-RJ) presidiu, nesta quarta-feira (16), audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano sobre o Projeto de Lei 619/2011 que regulamenta a implantação, pelo Poder Público Federal, de assentamentos “rururbanos” por meio do sistema de agrovilas condominiais.
A proposta define esse tipo de assentamento como o algomerado populacional localizado em áreas rurais ou urbanas, no qual se desenvolvem atividades econômicas agrícolas e não-agrícolas mescladas com agrícolas.
“A proposta ajuda a combater as desigualdades sociais, melhorando a qualidade de vida através do acesso à terra, à moradia, à educação e à saúde, com a geração de emprego e renda”, disse Adrian.
Segundo o deputado Adrian que é relator da proposta, “essa matéria já é norma vigente no Estado do Rio de Janeiro desde janeiro de 2010, no Estado do Rio Grande do Sul desde janeiro de 2001 e em São Paulo tramita uma preposição desde 2009 que também cria o Programa Estadual de Desenvolvimento de Agrovilas”.
Ainda segundo o projeto, as agrovilas poderão ser constituídas em áreas de terras cedidas, adquiridas, desapropriadas, incorporadas ou arrecadadas pelo Poder Público. “A implantação de agrovilas condominiais visa a fomentar os ‘cinturões verdes’, com o assentamento de ex-agricultores e suas famílias, promovendo a geração de emprego em municípios com problemas de subdesenvolvimento”, afirma Adrian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário